Instruções do Exame

ANTICORPOS ANTI FATOR INTRINSECO

Instruções para paciente

Interpretação
O fator intrínseco é uma glicoproteína produzida pelas células parietais gástricas. Os anticorpos anti-fator intrínseco são usados na diferenciação de anemia perniciosa das outras anemias megaloblásticas, sendo a frequência do anticorpo alta em crianças e jovens com anemia perniciosa. Os anticorpos são de 2 tipos: Tipo I que impede a ligação do fator intrínseco com a vitamina B12, Tipo II que se liga tanto ao fator intrínseco livre quanto ao ligado à vitamina B12. O teste pode ser especialmente útil para detectar a má absorção senil da vitamina B12. A carência congênita
de fator intrínseco causa uma absorção inadequada de vitamina B12 que se inicia mais ou menos aos seis meses de idade, enquanto que o tipo juvenil tende a se manifestar em idades superiores a 10 anos. Existe um padrão de genética autossômica recessiva sugerida na forma congênita da doença. A anemia perniciosa é a causa mais comum de deficiência de vitamina B12 em adultos. Esta patologia está associada com gastrite crônica atrófica.
Método(s) e valor(es) de referência
Método Parâmetro Valor de referência
ENZIMAIMUNOENSAIO ANTICORPOS ANTI-FATOR INTRINSECO Negativo: Inferior a 6,0 U/mL
Positivo: Superior ou igual a 6,0 U/mL

Produção do exame
Volume mínimo: 2 mL
Prazo: 7 dias úteis
Realização: Terça-feira
Meio(s) de coleta: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)
Instruções de preparo
Jejum de 4 horas. Á critério médico suspender o uso de Vitamina B12 e o paciente não pode ter sido submetido a exames com radioisótopos nos últimos 7 dias. (AAFIN)


Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2 a 8 °C) (AAFIN)


Instruções de rejeição
Amostras hemolisadas e amostras lipêmicas serão rejeitadas. (AAFIN)

A amostra é estável por até 5 dias refrigerada entre 2 a 8 °C, após este período congelar a -20°C (AAFIN)